Friday, June 15, 2007

Glossário (4)

Vou continuar com o meu glossário de nacionalidades, só para fazer um pequeno parentesis sobre os libaneses.
Vou individualizar os libaneses dos outros povos árabes especialmente pelos "pintas" libaneses.

Imaginem a uma nação cheia de Zézés Camarinha, com o inglês igualmente sofrível, embora desta vez saibam falar francês. Dengosos com as meninas, excessivamente cavalheiros (do género de abrir a porta do carro) e normalmente com um pouco de pelo facial não identificado, têm curiosamente, à parte destas características, grande similaridades com os portugueses.
Agora imaginem isto tudo com sapatilhas brancas, cabelo com gel e patilhas à Vitor Baía.

Também a nível geográfico têm semelhanças com os tugas e a sua Espanha chama-se Siria.
Os Sirios são também chatos como os espanhóis, mas para além do domínio económico têm igualmente o irritante hábito de financiar movimentos terroristas e serem a máfia dominante no Libano.

Anedotas

Haverá coisa mais irritante do que ter um chefe que sabe (pensa que sabe) contar anedotas? Pensava que era um exclusivo tuga, mas vejo que não...
Por exemplo aqui no Dubai, apenas acho que antes de proibir o skype ou hi5, deveriam ter sido proibidos os sites de anedotas. Claramente aquando do concílio da censura e os srs. Mohammads estavam a deliberar o que censurar, o efeito da externalidade não foi tido em conta de certeza absoluta! Haverá coisa mais confrangedora que aqueles segundos após uma anedota sobre o "um emirati, um inglês e um libanês" (o libanês é o português das anedotas pejorativas), quando o teu chefe se está a rir a "bandeiras despregadas" (adoro esta expressão), e tu tens que fazer aquele sorriso amarelo, fruto de anos de experiência de jantaradas em casas de amigos dos teus pais.

Apelo ao fim das anedotas! Por isso, já sabem, quando voltarmos à censura em Portugal, cá está a minha primeira proposta: eliminar todos os sites de anedotas! Ah e também a secção de "Piadas de caserna" da revista das Selecções do Readers Digest. (Desculpa Titi)

Tuesday, June 12, 2007

Melhores blogues Dubai

Bem, encorajado pelas votações para os melhores dos Annual Weblog Awards, venho fazer a minha selecção dos melhores blogues do Dubai.

Realmente sou forçado a concordar que o melhor blogue do Dubai é o http://secretdubai.blogspot.com/.
Chamo a atenção para posts como "Porno in Sharjah" ou Threesomes in Sharjah", ou "Justice in Sharjah"-vão ao "tag" "sex" (para melhor compreenderem este emirado, digamos que as as punições físicas- entenda-se chibatadas- foram apenas abolida há cerca de 1 mês, mas apenas para estrangeiros, os locais continuam a levar com elas!).
A organização pelos tags está muito boa, bem como tags escolhidos- consura, sexo, crime, casamento...

Menção honrosa para http://aethoughts.blogspot.com/, que representa as notas dum emirati, que é um "cadinho" crítico em relação a alguns habitos locais. Nota para um post de dia 20 de Maio "Allah's Embassy", em que se discute se os peixes são Halal (vejam na wikipédia que agora não me está a apetecer explicar!).

Para umas fotos giras do Dubai e para aqueles que já se fartaram de esperar pelas minhas fotos, http://dubaidailyphoto.blogspot.com/ é para mim o melhor photoblog aqui do sítio, porque não cai no lugar comum de outros photo blogs, e não temos que levar com infindáveis fotos do burj alarab, burj dubai e todos os edifícios com mais de 100 andares que costumam ser a cara do novo riquismo que impera por estas bandas.

Bem, mas se quiserem um blog de masturbação do Dubai, para falar dos achievements do Dubai e dos investimentos megalómanos, então http://www.theuae.com/ é o blog indicado, e até nem é muito parcial, embora como quase tudo aqui, seja, digamos, um pouco comedido...

Monday, June 11, 2007

Glossário (3)

Passando para outras nacionalidades, incluo no mesmo grupo os chamados ex-pats.
Os expats são normalmente o que se chama aos europeus e americanos (westerners),os australianos, neo-zelandeses, entre outros. Técnicamente deveriam ser todos os expatriados, mas esta foi a nomenclatura adoptada (por mim).
Um expat coloca-se como 1 cidadão de segunda, sendo os de 1ª os árabes e de 3ª tudo o resto.
O estilo de vida destes meninos é bastante agradável, vivendo em villas com piscina, conduzindo carros desportivos a metade do preço do que tinham nos países de origem (não há cá impostos!), e com um horário bastante desafogado, pois em coisa de 2 horas fazem o que um local não faria em 2 dias.

Este grupo de pessoas é no entanto muito heterogéneo, embora aqui não seja visto como tal.
Os Ingleses, têm "o rei na barriga", representam 80% dos presos entre os expat por condução sob o efeito do álcool (aqui também basta uma cerveja para se ser preso e deportado, por isso cuidadinho), são os principais "triggers" de quaisquer zaragatas e são os que em média ocupam os principais cargos executivos de chefia. (Este mix de actividades não adivinha boa coisa!).
Os Irlandeses, para além de terem o inglês menos compreensível do golfo pérsico (devido à pronúncia), são um povo de brandos costumes e começa a dar cartas a nível tecnológico.
Os Alemães gozam de grande prestígio por estas bandas e tudo o que seja alemão tem imensa credibilidade, e os italianos têm imenso sucesso porque copiaram os alemães e vendem mais barato.
Os portugueses...Bem para começar ninguém sabe o que é Portugal. Depois, quando sabem, os árabes vêm com a estória que foram eles que deram o nome a portugal porque haviam lá muitas laranjas (laranja=portugal em árabe), os indianos vêm com as estórias de Vasco da Gama, e como dizimámos algumas aldeias, construimos igrejas e chamando-nos tótós por abrirmos as portas ao domínio inglês (que soube retirar muito mais proveito da India que nós). Os filipinos por sua vez, depois de muito matutarem lembram-se de Fernão de Magalhães e da forma como o seu heroi nacional Lapu Lapu, deu cabo do tipo.
Bem, como vêm a nível de "brand awareness", como diz o meu chefe, ainda há muito a fazer...

Glossário (2)

Vou então continuar com o meu dicionário de nacionalidades do Dubai.

Vou agora definir os locais, apesar de só representarem 10%, conseguem ter uma taxa de desemprego de 18%. Ok, se calhar não lhe deveria chamar desemprego porque eles realmente não querem é trabalhar. Ele é feiras de emprego só para locais, ele é quotas obrigatórias nas empresas, ele é bolsas de estudo de 5,000 euros por mês para muitos milhares de emiratis estudarem nos Estados Unidos e Europa, mas mesmo assim há aquela preguiça intrinseca que não dá para tirar (como os compreendo bem sendo alentejano).

Agora vou passar a uma zona com FAQ sobre locais:
-Eles têm mesmo várias mulheres?
Têm sim sr, mas para os mais polígamos, recomendo calma, pois para poderem ter várias mulheres têm que ter rendimentos elevados que lhes permitam ter esse luxo. A lógica é a de que o que derem a uma das mulheres, têm que dar às outras, e quando algumas das prendas são ferraris e vivendas na praia, isto pode tornar-se um pouquinho dispendioso.

-Quais são os cinco pilares do islamismo?
Epá, não me venham com tretas que ninguém anda aí a perguntar estas cenas!

-Andam mesmo todos de com o lenço na cabeça e o bibe branco?
Sim, a esmagadora maioria dos locais, anda com o "bibe branco"- (santa ignorância- chama-se Kandura), e com o lenço- que se chama Dish-dash. Ainda têm um ornamento muito giro no topo da cabeça, no formato de 2 anéis, que serviram em tempos para juntar as pernas dos camelos, de modo a que estes não fugissem e que dá sempre muito jeito quando se vive num prédio de 100 andares no centro do Dubai.

-Pertenço a uma empresa exportadora de enchidos, qual a melhor estratégia para o mercado?
No comments.