Monday, September 3, 2007

Caso Somague?

Bem, confesso que não tenho andado assim tão atento à realidade nacional, embora me tenham afiançado que depois do Dr. Oliveira Salazar ter sido eleito o melhor português, de uma miuda inglesa ter desaparecido e ainda não ter sido encontrada (apesar do brilhantismo da polícia portuguesa- acreditem que é bem complicado encontrar impressões digitais depois de uma casa ter sido arrendada durante 3 meses!) e de alguém constatar que o nosso regime democrático era muito similar ao do Zimbabwe, nada de especial tem acontecido no nosso cantinho plantado à beira mar.

Estava eu na minha habitual incursão pelos jornais desportivos para acompanhar os sucessos e incessos do Liedson e companhia, quando, em busca de uma segunda opinião para a fraca exibição dos meninos a jogar em casa contra 10, me deparo com esta expressão: "Caso Somague".

Bem, não fazia ideia do que se tratava, mas como é óbvio a palavra caso aguçou-me a curiosidade e deu-me logo a noção de que algo importante se passava! Tudo o que vejo precedido da palavra caso nas notícias dá sempre galho e é coisa para aparecer nos 4 canais durante meses a fio: Caso Apito Dourado, Caso Casa Pia, Caso Maddie e como é óbvio o Caso Mateus.

Preparo-me para uma leitura cuidada de forma a não me basear em informação enviesada, no entanto, uma interessante reportagem de 2 horas no Animal Planet sobre a vida dos guaxinins no Sul do Canadá, não me deixou concentrar nestas questões de somenos importância.
Vou então de qualquer forma deixar a minha opinião sobre este caso que anda a "agitar a opinião pública" europeia, ou vá apenas 2 eurodeputados dos verdes (é quase a mesma coisa!).

Epá, como não consegui encontrar o "caso Somague explicado para tótós", vou tirar as minhas ilações de uma ou duas notícias que vi.
Facto 1- Os srs. da Somague generosamente, e sem quaisquer contrapartidas doaram 233 mil e tal euros a uma necessitada associação partidária.
Facto 2- Valor não foi declarado fiscalmente, existindo fraude fiscal, e como tal havendo lugar a pagamento da dívida fiscal.
Facto 3- Valor da dívida fiscal pago pela Somague
Facto 4 - Caso arquivado.

Sim sr, o que eu digo é que em vez de pagar a dívida fiscal resultante desta "doação", os srs. da Somague deveriam levar esta factura a resultados, e recolher o devido benefício da mesma, como se de qualquer doação se tratasse.

Bem, mas vejamos.
Não percebo o facto do financiamento não ter sido declarado. Apenas para evitar o pagamento ao fisco? Parece-me pouco.

Então, no intervalo do programa, enquanto um rápido e trepador guaxinim trepa uma secular árvore e prende a minha respiração, investigo um pouco mais sobre esta estória dos financiamentos.

Parece que segundo a lei dos financiamentos, são permitidas doações de pessoas colectivas até 100 salários mínimos, ou seja à volta de 40,000 euros, apenas um pouco abaixo dos tais 233,000 euros.

Hum, ok, mas então tudo bem, há aqui uma pequena transgressão. Mas alarido europeu?

Penso mais um pouco. Será questão moral? Naa, isto devem ser estes meus pensamentos progressistas fruto da influência de agora viver numa das mais antigas democracias do mundo.

Hum, e o que dizer do actual presidente da comissão europeia, ex- presidente do PSD a dizer que desconhece um financiamento de quase 1/4 de milhão de euros?
Quase parece a estória do marido que chega a casa e nada suspeita do facto, a sua mulher, doméstica de profissão, ter comprado um novo colar de pérolas.
Que dizer de alguém de alguém que se escuda num regime legal para sacudir a água do capote?
Pouco faltará para ouvirmos, se as negociações com os países do GCC falharem para o Trade Agreement "Isso são coisas do Mandelson, não tenho nada a ver, não tenho culpa que seja mau nas contas de cabeça".
Belo exemplo em presidência portuguesa...

3 comments:

Anonymous said...

Financiamento ilícito de partidos e fraude fiscal...bah

Comenta mas é o caso dos "Verde Eufémia"...isso sim é relevante!

Hugo

Dinis said...

O caso Somague retrata bem a realidade de Portugal.

Quando algo acontece, ninguém sabe de nada e ninguém teve culpa!!

É sempre assim!

Dinis

Anonymous said...

Epá, sim claramente acho que é bom colocarmos no mesmo pé de igualdade e relevância política, um movimento extremista ambientalista de esquerda, que nem tem um braço político (se o Chico Louçã, nega é pk é verdade! lol), e um ex-futuro primeiro ministro de Portugal e presidente da Comissão Europeia...