Friday, August 31, 2007

Dubai ->Nacionalidade=Salário

Bem, é oficial, nos Emiratos, nacionalidade=salário, senão vejam esta notícia http://www.gulfnews.com/nation/Employment/10150408.html. Bem digamos que posso esperar sentado, que a nossa inexistente presença consular negoceie salários mínimos para portugueses.
Para vocês perceberem bem, vou estruturar e quantificar aquilo que me foi explicado pouco tempo depois de chegar ao Dubai. Em Portugal, tal como na maioria dos países, os salários variam por sector, por empresa e posição na hierarquia de cada empresa. No Dubai há uma nova variável, nacionalidade.

Imaginemos o sr. Y. Digamos que este senhor tem um curso de economia, 24 anos, e uns biceps de sonho. Alguém que as meninas conheçam? Vá, pronto, isto é apenas hipotético!
Bem então agora vou apresentar os valores médios que, o senhor Y, dependendo da nacionalidade, pode esperar:
Filipino-4,000-6,000 dirhams
Paquistanês- 5,000-7,000 dirhams
Sírio- 6,000-8000 dirhams (embora posterior possam fazer uma fortuna- mt business minded)
Egípcio- 4,000-6,000 dirhams
Sul Africano- 7,000-9,000 dirhams
Indiano- 6,000-8,000 dirhams
Inglês- 15,000-17,000 dirhams
Europa Mediterranea (vá, vamos incluir Portugal) 12,000-14,000 dirhams
Europa de Norte- 14,000-16,000 dirhams
Americanos- 15,000-17,000 dirhams
Local- u don't want to know...

Há dois factores que são cruciais para este facto. O primeiro é a eficiência por nacionalidade percebida por parte dos empregadores, a segunda é que é possível segregar por nacionalidades o salário/disponibilidade para trabalhar, pois na negociação um filipino irá aceitar uma oferta menor que um europeu.

Para ser Vamos fazer também uma ressalva, estes valores médio, e o facto de todos terem alguma noção dos mesmos faz com esta realidade seja uma self furfilling prophecy...

O Regresso

Depois de 2 meses e meio de paragem cá estou eu a dar notícias do médio oriente, quer dizer, do dubai. Aposto que estão a perguntar-se o tenho andado a fazer estes dias, ou então não.

Pois a altura do verão aqui no Dubai, é um autêntico mimo! Quem já esteve na Amareleja ao meio dia num dia de verão, e estava um dia com uma humidade estranha, sabe do que estou a falar! Mas pronto, este ano até nem tem sido dos piores segundo tenho ouvido!

Então o que é que se faz quando não se pode fazer qualquer actividade ao ar livre? Engorda-se 10 kg, se não se for ao ginásio, (sim, preparem-se meninas); consegue-se finalmente adiantar o livro Riqueza e Probreza das Nações e chegar à página 12; Melhora-se bastante o jogo de air soft; continua-se a ser um perdedor nos matrecos; cria-se um estilo de jogo diferente no bowling; ganha-se o primeiro jogo de snooker; e aprende-se a tolerar a cultura de centro comercial.

Mas nem tudo é mau, tenho a confessar que a vida nocturna continua a ser genial. Imaginem como se todos as discotecas e bares (retirando os irish pubs) estivessem a fazer uma festa para a revista caras, sem qualquer membro dos ex-Excesso.