Friday, September 14, 2007

Dubai-partir..

Segundo ouvi dizer, há por aí em Lisboa um tal de terminal 2.
Parece que é para os voos internos.
Parece que os voos sofrem sucessivos atrasos, e que citando a a Sra. Dona. Maria MJ Nogueira-"é um enorme barracão, feio, mal ventilado, sem os cómodos mínimos a que este tipo de infra-estrutura obriga, e onde se amontoavam magotes de viajantes e pilhas de malas e sacos, fazendo filas frente aos balcões do check-in, tão longas que davam voltas sobre si mesmas, de tal modo que o passageiro da fila dois ficava enrodilhado na fila três e assim sucessivamente.(...) espaço caótico e hóstil(...)".

Hum, onde é que eu já visto isto de terminal 2, espaço caótico e hóstil?

Ah, já sei, passem pelo Terminal 2 do aeroporto do Dubai, criado especialmente para os países CIS e vá, Irão. Companhias aéreas como a Air Kazakhstn, Turkmenistan Airlines, Mahan, Kish Airlines (Irão), são algumas das companhias a operar neste espaço. Tendo em conta que todo pessoal que vai à ilha de Kish no Irão só para mudar de visto, e estamos a falar só de 500 mil na última amnistia, então imaginem o tráfego e as condições.

Ah desculpem, esqueci-me de vos explicar o sistema. Após cada 2 meses, trabalhadores ilegais têm que sair do pais, pois este é o prazo dos vistos turísticos. Digamos que se de um universo de 4 milhões e tal de pessoas, disser que muito mais de 500 mil, está a trabalhar ilegalmente, não devo estar a cometer grande erro de cálculo, e se for erro apenas peca por escasso.
Imensos trabalhadores vêm das Filipinas,India e Paquistão e cá ficam com sucessivos vistos turísticos.

Há inclusivé toda uma indústria que explora a situação com agências de viagens apenas especializadas neste tipo de viagens e que operam com a conivência do sistema vigente. É por isso que quaisquer census que se façam numa poderão ser fidedignos.
Quem fica prejudicado? Meia dúzia de ilegais que têm que investir as suas poupanças em viagens?

Quem fica a ganhar? Há dúvidas? Patrões que não precisam de pagar os vistos, que podem despedir quando quiserem e que basicamente não serão penalizados por albergar os ilegais.

Estes ilegais ajudaram a construir o país, e vão regra geral de mãos a abanar, muitas vezes banidos para a vida, sem poder regressar ao país. A informação é difusa, e como a grande maioria da população não sabe ler ou falar árabe, está sempre à mercê destes meninos.

Acompanhei um destes casos. É dramático ter escrito no passaporte " Banido por um ano, e dps à saída no aeroporto dizerem-te que NUNCA mais podes voltar ao país. País onde viveste os últimos 25 anos da tua vida. Onde nasceram os teus filhos, onde já viste morrer o teu filho mais novo de 7 anos, onde tens a tua mulher, onde tens os teus amigos... E estás só.

Epá, mas deixa, pelo menos não vais no terminal 2...

5 comments:

Anonymous said...

O Dubai está vedado as mulheres emigrantes??

LD said...
This comment has been removed by the author.
LD said...

Não, aliás o Dubai (Emiratos) é o sítio na região para onde as mulheres não muçulmanas podem emigrar com mais liberdade.
As mulheres aqui levam uma vida perfeitamente normal, se incluirmos neste padrão de normalidade o diário assédio por parte dos rebarbardos (desbarbados em alentejano) indianos e paquistaneses com as suas máquina fotográficas.

Anonymous said...

Luisito! Devias postar com mais frequência neste magnifico blog. É que há um espaço nos meus dias que eu tenho dificuldade em preencher e os teus posts tornam tudo mais fácil. Força!

Tiaguito

Jorge Ramiro said...

Eu conheco dois pessoas que têm ums restaurantes em alphaville, eles são de Dubai. Eles dizem que Dubai é muito bonito.