Wednesday, September 12, 2007

Chegou o Ramadão!

Hoje é o primeiro dia do Ramadão.
Segundo me fizeram parecer, agora chegou a melhor altura para se estar num país árabe! A lógica do Ramadão é a de que a pessoas devem jejuar para reflectirem e passarem por um mês, por aquilo que os realmente pobres passam 12 meses. Paralelamente é uma época de humildade, a contrastar com a opulência dos outros 11 meses aqui no Dubai. Parece-vos hipócrita? Naaa...

Vou explicar como tudo se passa. Grosso modo, e quem pode, ou seja, quase todos os locais, vão dormir a maior parte do dia, e vão no fundo ficar acordados durante a noite. Ou seja, a melhor forma de experimentarem a visão do mundo pelos olhos de um "pobre" é terem a vida de um guarda nocturno. Parece-me justo. Há é a pequena diferença que durante a noite não trabalham e fazem jantares "enfarda brutos".

Há também umas pequenas diferenças sociais que acho importante realçar.

Lazer

Lojas e restaurantes fechados durante o dia, pubs e discotecas nem vê-los, enfim um novo incentivo para as festas em casa! Se durante o verão me queixava de poucas coisas para fazer, então agora deve ser um fartote!
Para vos dar um exemplo digamos que até para ir fazer jogging devo usar calças, só para as meninas verem o quão apelativos são os gémeos deste amigo!
Tenho ainda que saber se é possível ir para a praia, ou se fecharam todas as praias privadas (sim é um conceito giro, a praia estar fechada).

Trabalho

Bem como os árabes têm o poder de decisão nesta região, nada se decide nesta altura, horário das 8h-2h mas trabalhinho que é bom, nada!
Como é óbvio há sítios, como o que trabalha aqui o vosso amigo, em que digamos que o horário continua o mm e se possível com mais carga horária, pois demoramos mais tempo nas actividades diárias com a lentidão dos outros.

Trânsito

Bem, o Dubai, fruto da sua inexistente rede de transportes públicos, é um "bocadinho" chato com o trânsito, sendo que agora melhora substancialmente para os Expat, pois a grande hora de tráfego passa a ser as 2 da tarde.


Sintetizando...vai um presuntinho?

Ramadan Kareem

No comments: