Friday, March 23, 2007

Gentes...

Às vezes demoramos anos, ou uma vida a tirar uma fotografia a uma pessoa. Outras vezes demoramos 1 mês e meio a tirar uma fotografia a um povo. Falo dos indianos. Quando cheguei ao Dubai, não tinha grande ideia sobre os indianos, referências de indianos, só vinham dos lados de odivelas com os irmãos sacoor e os irmãos costa (nem sei se são indianos, mas lá que parecem...). A ideia que tinha presente é que eram trabalhadores, e que tinham um nível de vida aqui neste país um pouco abaixo da média.
Quando cheguei, toda a gente me deu noções muito depreciativas, a dizer que são irritantes, nojentos, gayzolas e com um abanar de cabeça esquisito.

Vou-me centrar no abanar de cabeça, porque este abanar de cabeça esquisito, define o povo. Explico porquê. O abanar de cabeça resulta normalmente da reacção de um indianos quando é confrontado com uma pergunta. Este abanar, não quer dizer que sim nem que não. Isto define-os! Eles são incapazes de tomar decisões! Vou a um restaurante, peço uma sugestão a uma empregada, dá-me 10 pratos para escolher. Pergunto a um amigo onde vamos comer, ele diz-me sempre, escolhe tu. Vão estacionar o carro, ficam a olhar para dois lugares equidistantes porque não conseguem decidir! Acho que é por isto que a maioria não vai votar!
A pergunta é: será que é só no Dubai, ou será que é uma característica do povo?
Seria compreensível que fosse só no Dubai, pelo medo de falhar, falta de confiança e vontade de agradar porque o status deles neste país é mt precário e porque o inglês é sofrível, no entanto, já falei com alguns indianos que me dizem que é uma característica do povo, que não têm líderes, o que me deixa ainda mais alarmado. O futuro motor económico do mundo sem líderes? Sem conseguir decidir? Estou-nos a ver nas mãos caprichosas de um indiano que põe a maezinha a escolher-lhe as gravatas. Epá, bonito...

No comments: